EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Juntas de dilatação e retração são simples espaços vazios ou separações na superestrutura que dividem o edifício do topo até a base e de um lado a outro para proporcionar movimentações independentes de segmentos da estrutura.

As juntas são previstas para absorver os movimentos das estruturas, devido principalmente a variações térmicas.
São indispensáveis na prevenção de trincos e quebras estruturais nos edifícios. Também são conhecidas como juntas estruturais, principalmente nos encontros e superfícies, emendas de construções novas, já existentes ou antigas.

Sem essas juntas de dilatação provavelmente ocorrerão fissuras, trincas, esmagamentos e até deformações nas estruturas. Se não previstas nos projetos, irão gerar danos extremamente difíceis de sanar mais tarde, comprometendo a estrutura, acabamento e aparência final.

Branco

Preto

Bege

Cinza

Solicite seu orçamento

Orçamento

Preencha os dados abaixo.

Nossa equipe está pronta para te atender.

As coberturas para juntas de dilatação fabricadas pela Divino Hospitalar, são desenhadas para eliminar os rebaixos e sobressaltos de pisos, reduzindo a área exposta de juntas. Acabamento perfeito, acompanham suas diversas movimentações. Proporcionam proteção, estanqueidade e impermeabilização com absoluta resistência ao trafego e agressões, sempre com uma aparência adequada.

Fáceis de limpar, não possibilitam o acumulo de pó ou sujidades. Ideais para uso em Aeroportos, Shopping Center’s, Laboratórios, Hospitais e diversas aplicações.
Com perfis em alumínio, protegem as bordas contra ruptura, especialmente as causadas por rodas de carrinhos de serviços.

Dispensa tratamento prévio das borrachas (beiços). Disponíveis para várias espessuras e situações de pisos e paredes (uso interno ou externo) com vãos de 1” à 2” ou variáveis.

Como dimensionar uma junta de dilatação?

O tamanho (largura) das juntas de dilatação dependem de vários fatores gerados durante o desenvolvimento dos projetos e normalmente são determinados pela engenharia estrutural (cálculo estrutural).
O dimensionamento dessas juntas consiste em determinar o afastamento necessário entre as estruturas para permitir movimentações sem danos nas mesmas. Alguns fatores afetam a localização e o tamanho dessas juntas de dilatação:

    • A estimada contração térmica de superestrutura, zonas sujeitas a movimentações sísmicas;
    • Ação de ventos e acomodação do solo;
      As dimensões (comprimento e largura do edifício), bem como sua utilização;
    • Sobrecarga e solicitação estrutural;
    • Tipos de materiais e sistemas construtivos empregados;
    • Retração dos materiais empregados (cura do concreto, etc.).


Na prática a medida de 20mm (2,0cm) a uma temperatura de 20°C, atende a necessidade de peças estruturais de concreto armado e com comprimento de até 30 metros lineares.

O que são coberturas para juntas de dilatação?

Cobertura para juntas de dilatação são produtos desenvolvidos para cobrir, selar e proteger as aberturas dessas mesmas juntas.

 

Como essas juntas são estrategicamente distribuídas ou localizadas para permitir a livre movimentação dos edifícios, essas coberturas devem ser capazes de suportar movimentações, antecipando seu efeitos e mantendo o perfeito acabamento da junta coberta, vedando o vão contra infiltrações de qualquer tipo (água, pó, vento, luz, etc.) suportando o ataque de agentes agressivos que atuarão contra ela.

 

As coberturas para juntas de dilatação devem ainda ser apropriadas para vários tipos de aplicações e diversos tipos de acabamentos e uso de edifícios.
Oferecemos um sistema completo de coberturas para uso interior, exterior, pisos, paredes e forros, inclusive itens de uso especial ou específico (sísmicas, estacionamentos, metálicas, etc.)

 

As coberturas para juntas de dilatação são desenhadas e produzidas para trabalhar em conjunto com o edifício, sem comprometer a estética, dando total proteção e acabamento requerido em seu projeto.

Formas e funções

Historicamente a forma e função das coberturas para juntas de dilatação são conflitantes.


Normalmente para adequar-se as funções (movimentação) as coberturas para juntas de dilatação são esteticamente negativas e não apresentam acabamento satisfatório. Quando oferecem um acabamento melhor, não atendem suas funções.


Hoje, com emprego de tecnologia avançada, materiais e design inovador, produzimos materiais que atendem satisfatoriamente as demandas de funcionalidade e acabamento.


Tipos de coberturas para juntas de dilatação:

    • Coberturas, acabamento e proteção para juntas de dilatação em alumínio e borracha;
    • Cobertura para juntas de dilatação em alumínio para paredes internas;
    • Mastique ou massas elásticas;
    • Perfis simples de borrachas.

São concebidos para aplicações em áreas existentes ou onde outros produtos utilizados não apresentaram soluções satisfatórias. Aplicadas diretamente sobre o vão existente, não requerem correções ou recomposição de bordas (beiços) quando danificados. Com boa fixação, não criam elevações no piso. Protegem contra infiltrações. Linha de juntas simples (tapa junta) de simples aplicação.

Piso

Fixação

Fixado diretamente sobre pisos existentes e encaixada no vão da junta, com parafusos em aço-inox e buchas plásticas (dos dois lados). Recomendamos aplicação de selantes (mastique, silicone, epóxi, etc) entre o piso existente e as abas para evitar infiltrações entre o piso e a junta.

Material

Perfis de alumínio natural em barras de até 6m, com insertos de Santoprene multicamadas contínuas, disponíveis em 4 cores – Branco, Preta, Cinza e Bege.

CARACTERÍSTICAS

Os acabamentos de juntas de pisos são estanques, não permitem a passagem de líquidos através dela.

Modelos

Parede

Fixação

Fixado através de presilhas de aço-inox, encaixadas e pressionadas diretamente ao vão da junta. Não é possível sua perfeita remoção depois de encaixada.

Material

Perfis de alumínio natural em barras de até 6m. (Anodizado ou pintado). Presilhas em aço-inox.

CARACTERÍSTICAS

Vão máximo da junta de 3,5cm e mínimo de 1,6cm.

Modelo Flatwall

Discretos e com mínima área exposta, atendem a maioria das necessidades de movimentação estrutural sem nenhuma alteração ou deformação. Borracha de vinil (Santoprene) deformável para juntas com 1” ou 2”, suportam movimentação de mais ou menos 25% do vão.

Piso

Fixação

Fixado diretamente na estrutura de concreto com parafusos e buchas (plásticas ou metálicas) e se necessário uso de calços para ajustes de alturas.

Material

Perfis de alumínio natural em barras de até 6m, com insertos de Santoprene multicamadas contínuas, disponíveis em 4 cores – Branco, Preta, Cinza e Bege.

CARACTERÍSTICAS

Os acabamentos de juntas de pisos são estanques, não permitem a passagem de líquidos através dela.

Modelos

Parede

Fixação

Fixado diretamente com parafusos e buchas diretamente nas paredes sobre a junta (dois lados).

Material

Perfis de alumínio natural em barras de até 6m, com insertos de Santoprene multicamadas contínuas, disponíveis em 4 cores – Branco, Preta, Cinza e Bege.

CARACTERÍSTICAS

Abas laterais frisadas com rebaixo de 1,3mm para receber o mesmo acabamento utilizado nas paredes (Massa corrida, gesso, pintura, etc.)
Recomendável a aplicação de fita de papel gomado ou tela de emenda (DryWall) para perfeito acabamento.

Modelo Flatwall

Reclamações

Dúvidas