NOSSO BLOG

As respostas para as perguntas mais comuns sobre juntas de dilatação:

O que é uma junta de dilatação?

Uma junta de dilatação é uma lacuna projetada propositadamente dentro de um edifício que permite expansão e contração. Pense nos vãos entre os quadrados da calçada, são juntas de dilatação. Assim como as lacunas na calçada, os edifícios também são divididos em porções menores.

Em um projeto arquitetônico, as juntas de dilatação são lacunas dentro da estrutura que permitem a expansão e contração térmica, o movimento e deslocamento causados ​​pela oscilação do vento e até mesmo o movimento que segue a atividade sísmica.

Por que os edifícios precisam de juntas de dilatação?

Embora possa não parecer, os edifícios experimentam mudanças e movimentos todos os dias. Seja devido a fortes rajadas de vento, oscilações de temperatura ou talvez tráfego de veículos indo e vindo de um estacionamento conectado – nossos edifícios estão se movendo e se ajustando a esses movimentos diários.

Os edifícios precisam ter juntas de dilatação arquitetônicas para acomodar esses movimentos e evitar danos à estrutura, como rachaduras e degradação do edifício.

Todos os edifícios precisam de juntas de dilatação?

Sim – mas em graus diferentes.

Edifícios em áreas de alta atividade sísmica requerem juntas de expansão muito mais largas.

Mas áreas sem atividade sísmica ou edifícios menores podem exigir apenas sistemas de juntas de 2”4” ou juntas de alvenaria para acomodar o movimento térmico.

O que é um sistema de junta de expansão arquitetônica?

As tampas de juntas de expansão arquitetônicas são os produtos projetados que se encaixam na junta de expansão de seus edifícios. Lembre-se de que algumas juntas de dilatação podem ter de 2” a 32” de largura; agora imagine olhando para aquele vão do 12º andar de um hospital… aposto que você preferiria coberto também!

Mas os sistemas de juntas de expansão arquitetônicas fazem muito mais do que apenas cobrir as lacunas do edifício, eles são altamente projetados para se moverem com o prédio em todas as três direções e evitar a propagação de fumaça e fogo ao usar sistemas de barreira contra incêndio dentro da junta.

Quais são os diferentes tipos de sistemas de juntas de expansão?

Os sistemas de juntas de expansão vêm em muitas variedades diferentes. Aqui estão as principais categorias:

  • Sistemas de juntas de expansão de piso
  • Sistemas de Juntas de Expansão Parede + Teto
  • Sistemas de Juntas de Expansão Exterior
  • Vedações de Compressão
  • Sistemas de barreira contra incêndio

Dentro de cada categoria, há uma grande variedade, dependendo da escolha do material, requisitos de classificação de incêndio, larguras, classificações de movimento, requisitos de carga, opções de superfície ou embutidas, etc.

Como escolho o sistema de junta de dilatação certo para o meu edifício?

Em primeiro lugar, a maneira mais fácil de escolher o sistema certo para o seu edifício é entrar em contato com um especialista em juntas de expansão . Cada edifício tem necessidades únicas que devem ser levadas em consideração ao selecionar seus sistemas de juntas de expansão arquitetônicas.

Embora essas sejam algumas das perguntas mais frequentes, sabemos que há muito mais perguntas sem resposta. Entre em contato com um de nossos especialistas em juntas de expansão para continuar a conversa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on email

Reclamações

Dúvidas